Angus Young

Angus McKinnon Young (31 de Março de 1955, em Glasgow, Escócia) é um guitarrista, músico e um dos fundadores da banda de rock n'roll e heavy metal, AC/DC. Apesar de ser escocês, é naturalizado australiano, possuindo dupla nacionalidade. No ano de 2003, foi introduzido juntamente com Malcolm Young, Brian Johnson e outros membros do AC/DC no Hall da Fama do Rock n'Roll. É conhecido no mundo inteiro por sua performance nos palcos durante shows, seu tradicional uniforme escolar, que acabou virando símbolo da banda e por realizar a popular 'Duckwalk', dança inventada pela lenda músical, Chuck Berry. No ano de 2003, esteve presente na lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos, ficando na 96º colocação. Um ano mais tarde, foi considerado o 24º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.Sua guitarra elétrica predileta é a Gibson SG que conseguiu na Austrália e usa há mais de 30 anos de carreiras. Um dos maiores guitarristas da história do Rock 'n Roll e considerado pela grande maioria o maior riffer de todos os tempos. É autor de célebres riffs de guitarra, como Back in Black, Highway to Hell, Riff Raff, Black Ice, Let There Be Rock, Hells Bells, Rock 'N Roll Train, Thunderstruck, Shoot to Thrill, e entre outros.

Angus Young nasceu em Cranhill, Glasgow. É o mais novo de uma família de sete irmãos, filho de William (1911-1985) e Margaret Young (1913-1988), sempre foi apaixonado pela música, principalmente pelo rock n'roll, ainda mais quando seus irmãos mais velhos Malcolm e George Young pensavam em formar bandas. Com isso, Angus começou a tocar violão quando tinha apenas 7 anos de idade. Aos 15 anos de idade, decidiu abandonar os estudos. Em 1963, aos 8 anos, se mudou com sua família para viver na cidade de Sydney, uma das mais populosas da Austrália. Seu vizinho tinha um violão e Angus costumava tocar sempre que o visitava. Seu primeiro violão, no entanto, foi um banjo que pertencia à sua família, em que ele mudou a afinação. Depois, passou para a guitarra, quando ganhou uma Gibson SG. Segundo pessoas que conviviam com o músico, ele era tão viciado no instrumento que por onde ia, era acompanhado dele. Antes de formar o AC/DC com seu irmão, Malcolm Young, Angus tocou num grupo chamado Kantuckee, e que a banda tinha como formação o Bob McGlynn (Vocal), Jon Stevens (Baixo) e o próprio na guitarra, mas acabou fazendo pouco sucesso e sem futuro. Foi a primeira banda a gravar uma fita demo para Stevie Wrights, classicamente conhecido como "Evie", num pedido de George Young. A banda cresceu e mudou o nome para Tantrum, com outro vocal, Mark Sneddon.

AC/DC

Juntamente com Malcolm, Angus formou o AC/DC no ano de 1973. Embora muitos pouco acreditem, o nome AC/DC foi inventado por Malcolm Young que viu as iniciais na máquina de costura de sua irmã, Margaret Young. AC/DC significa Corrente Alternada/Corrente Contínua. A primeira formação incluia Angus como guitarra solo, Malcolm como guitarra rítmica, Colin Burgess na bateria, Larry Van Kriedt no baixo e Dave Evans nos vocais. A primeira música da banda chamou-se "Can I Sit Next to You Girl", gravada no ano de 1973. Um mês após a gravação, Dave Evans se retirou da banda a pedido dos colegas para dar espaço a Bon Scott.

Após tocar com a banda por um tempo, Angus desenvolveu a imagem de Schoolboy (Garoto da escola). Antes de ter a imagem de Schoolboy, Angus tentou outras imagens como Spider-Man, Zorro, Gorilla e uma paródia do Super Man, nomeado de Super-Ang. A imagem de Schoolboy veio a ser uma marca registrada de Angus Young. O uniforme original foi retirado de sua escola secundária, Ashfield Boys High School, em Sydney. Há rumores de que ele não tinha tempo de trocar sua roupa antes de ir para os shows. Sua irmã Margaret sugeriu que ele vestisse o uniforme da escola, após Malcolm ter dito que cada membro da banda teria que ter uma vestimenta. Isso pode parecer irônico mas Angus não gostava muito de ir a escola. Eventos Recentes

Angus prefere manter sua vida privada fora da mídia. Atualmente mora em Sydney, Austrália, e também tem uma residência em Aalten, Holanda (por ele ter uma casa na Holanda, ele está numa lista das 500 pessoas mais ricas desse país). É fato também que se casou com sua esposa Ellen em 1980 pouco depois da morte de Bon Scott.

Em 24 de Agosto de 2006, Angus recebeu "Kerrang! Magazine's Legend Award", do editor Paul Brannigan. Paul Brannigan considerou AC/DC como uma das bandas mais importantes da história do Rock. E Angus Young também já foi coroado como maior ícone do rock por uma revista inglesa.

Equipamentos de Angus Young

Guitarras 

Angus usa a Gibson SG de vários modelos. É muito raro vê-lo com outro modelo de guitarra. De todos os modos, ele tem SGs e uma ES335s. Quando ele tocou "Rock Me Baby" com os Rolling Stones ele usou uma Gibson ES-335, usada pelo Keith Richards, essa é uma das poucas vezes que o vemos sem sua Gibson SG. Angus tem uma Gibson SG lendária de 1968, com os captadores T Tops. Outra Gibson SG é a de 1964 que ele usou para gravar o álbum Ballbreaker,tem Captadores patenteados. Todas essas tem captadores Alnico 5 de high output com matched coils. Angus usa encordoamentos Ernie Ball há aproximadamente 40 anos.

Amplificadores:

Angus usou Marshalls: JTM45s, JTM50s, JMP50s e Superleads. Seu amplificador principal é o JTM45, Costuma usá-lo ao vivo e em estúdio. Quando Young toca ao vivo, ele o usa através de uma caixa de isolação que ficar sob o palco e alimenta diretamente o sistema de PA. No estúdio, Angus usa frequentemente 100w Marshall Plexi para riffs e um pequeno Plexi (jmp50, jtm50, ou jtm45) para solos. Sempre usou caixas Marshall 4x12 (modelo 1982 e de 1960) com Celestion G12H 30 watts (nas velhas gravações), Vintage 30s (nas novas gravações) e G12M 25 watts (em solos/overdubs on newer recordings). Ao vivo Angus disse para a Marshall que também usa o cabeçote de 1987 x 50 watts.

O jeito energético de tocar de Angus foi influenciado por outros jovens guitarristas. Muitos dizem que a respeito de ser um grande fã de Chuck Berry, Angus "Plagiou" o famoso 'passo' do seu ídolo, no qual efetua batidas com o calcanhar do pé no chão, enquanto saltita com o outro. Seu trabalho com o AC/DC influênciou várias bandas, como principalmente a Def Leppard, até novos artistas como Ket And You and I (como fica exemplificado pela primeira música do quinto álbum desse artista: Ket and You and I). Angus cita como suas influências, Chuck Berry, Muddy Waters entre outros guitarristas de Rock/Blues. Angus e seu irmão Malcolm compõem atualmente todas as músicas do AC/DC. Angus admite ter um pouco de ajuda de seu irmão Malcolm em alguns solos como: Back in Black e Hells Bells. Após AC/DC e principalmente o próprio Angus ter sofrido uma forte pressão da crítica por vários anos, que alegava que Angus e suas músicas do AC/DC tinham satanismo incluído. Após muito tempo sofrendo essas críticas, Angus não parou de fazer suas músicas com o mesmo tema, continuando com forte pressão, mesmo após ter falado abertamente que era Católico. "Não achei que muitas pessoas iam fazer alarme por músicas assim, não sou pregador de qualquer religião ocultista e muito menos do Satanismo"

Em todas as listas sobre melhores guitarristas da história, Angus Young aparece entre os 10 primeiros, é considerado o melhor riffer de todos os tempos, seus riffs e solos pesados, massivos e extremamente rápidos o tornaram um dos melhores guitarristas da história.

MAIS REDES: TUMBLR | YOUTUBE | MY SPACE | ORKUT